quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Negro é lindo

Hoje reli um conto Tutsi ( de Ruanda) ...
Então me peguei exatamente em cima da montanha com aquele colorido e movimento na face que vislumbra uma paisagem (des)conhecida, e foi como se as palavras me tocassem os ouvidos delicadamente e ao mesmo tempo com muita potência.
Talvez o olhar tão voltado para a África, possa, neste mês, ser uma estranha referência, a final o Dia da Consciência Negra será que se remete àquele continente, àquela terra, àquela gente ??
Bem, como consigo aqui exprimir só sentimentos-pensamentos sem muita razão , penso que a mim faz sentido uma outra referência de negritude que não venha da história a mim passada por cartilhas tortas nos bancos de escola.
Bebo das fontes da África para refletir parte de mim, de minha história, da história da minha família, de meu povo, brasileiro !
Assim, africanamente sigo meu curso com cheiros de ventos e tempestades na terra vermelha, e da sabedoria que jorra nas tetas da África e que bebemos nós daqui do Brasil.


"Às vezes acontece que a Terra tenha teta, que nem uma vaca. Essas tetas são os morros. Também acontece que morram os cachorros e os ratos, mas quando isso ocorre sobram a vaca e o tambor, sobra o morro e, em cima do morro, a choupana em seu cercado." ...
OCAÇADOR MAIS RÁPIDO QUE O LEÃO QUE ENGOLE A TEMPESTADE.
recontado por Yves Pinguilly
Contos e Lendas da África
Editora Cia das Letras.

Nenhum comentário: