sexta-feira, 21 de novembro de 2008



Consciência Negra , muitos lugares não foi feriado , muitas pessoas não se questionaram por que era feriado, ou , o que me inquieta mais, acharam que não era preciso um feriado ! (?)
Mas, eu, nas minhas inquietações não comemorei , ou fui ver, ouvir ou sentir as diversas coisas da África-Brasil que se passava por SP. Eu fui estudar! afinal há tanto a pensar , ah tanto a conhecer...
Estava pensando sobre a Primeira Infância, isso faz bastante sentido pra mim. Por que nada mais justo que num dia emblemático ou no mínimo polêmico se pense na primeira infância.
Decido após o seminário que minha meta será pensar mais em como intervir na primeira infância , de quais armas tenho que me munir para isso (?), de que corpo infans estou falando(?) , de quais armas devo munir a infancia para lidar com o mundo (?).
Sinto se os devaneios são muitos...
Mas há questões em minha vida que preciso compartilhar!
A união de desejos é o que quero pra mim , união de coisas gostosas , importantes, inteligentes, isso me faz uma fada (um pouco fada eu diria) , no sentido que que tenho meu desejo como magia e a arte como instrumento.
então para a primeira contribuição com a infância (primeira) pensei num pequeno poema sobre fadas africanas que aqui no brasil usaram suas magias para ninar uma nação:

Num balançar de navio
Veio fadas das mais lindas
fadas guerreiras
fadas princesas
fadas

Num embalar de um sonho
Cantou a fada seu encanto
fadas rainhas
fadas mainhas
fadas


Desculpem o sem jeito do poema , mas acho que o que quero pra mim hoje é relembrar , (re) fazer brotar em mim o que as fadas negras fizeram a muitos; dar cor,dar corpo,dar cantiga, dar aconchego, meigo, nêgo ...


E a todos que ainda têm inquietações sobre por que temos de ter uma consciência negra e uma data para isso, que se lembrem do que são feitos, de que materia cultural , de onde reconhecem as cantigas...

Embala eu, embala eu
Menininha do Gantois
Embala pra lá, embala pra cá
Menininha do Gantois

Oh, dá-me a sua benção
Menininha do Gantois
Livrai-me dos inimigos
Menininha do Gantois

Dá-me a sua proteção
Menininha do Gantois
Guiai os meus passos por onde eu caminhar
Vira os olhos grandes de cima de mim
Pras ondas do mar

Clara Nunes

Nenhum comentário: