quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O potencial terapêutio das histórias

Ando estudando muito o potencial das histórias como recurso terapêutico.
Afinal minha grande crença é que as histórias curam...
Neste caminho tenho encontrado autores muito interessantes que fazem uma análise de como as histórias, contos de encantamento, da tradição oral e lendas , traduzem a nós os sentidos da vida e nossos sentimentos mais peculiares como seres humanos.
No CAPS i de Guarulhos trabalho com crianças e adolescentes que estão passando por um sofrimento psiquico intenso, e, quando isso ocorre na infância, fase em que a linguagem está sendo incorporada à vida como ferramenta para estar no mundo - e que faz o Humano viver com sentido - , há graves prejuízos.
A arte de contar histórias é, como gosto de pensar, neste momento um veículo de voz e sentido à vida, pois o conatdor de histórias oferece argumentos para elaborar questões inconscientes e para um encontro desta criança com o outro e com o mundo .
Tenho obtido resultados muito importantes, em que a elaboração do sofrimento se torna um tanto possível a partir dos fatos ocorridos no mundo das histórias... " há muitos e muitos anos, num lugar não tão distante daqui..."

Para saber mais :
- A psicanálise dos contos de fadas, Bruno
Bettelheim
- Fadas no Divã - Diana Corso e Mario Corso

Nenhum comentário: